Usando o N8N para adicionar usuários aos grupos de lançamento

Recentemente ajudei em um lançamento meteórico de um desconto rodízio de restaurante, e a principal engrenagem deste lançamento são os grupos de WhatsApp.

Fiz a sugestão de adicionar automaticamente usuários aos grupos de WhatsApp, e criei um flow no N8N para não precisar adicionar as pessoas, e sim adicionar automaticamente.

Usei o Gravity Forms como formulário padrão da landing page (aliás, eu sempre uso o gravity forms para absolutamente tudo. não uso outro tipo de formulário), o envio de dados via webhook, o armazenamento dos id’s dos grupos no Google Sheets e o WppConnect para disparar as mensagens e adicionar os usuários nos grupos.

O primeiro node é o webhook que recebe todas as informações dos usuários. Cada post vem com nome + e-mail + whatsapp.

Após receber os dados, faço três coisas: 1. Pego todos os grupos dentro de uma base no Google Sheets, onde está indicado qual o grupo atual; 2. Pego o invite code do grupo e armazeno, pego todas as informações do grupo. ???

Com esses dados eu já tenho tudo para enviar as mensagens e adicionar no grupo. Tenho os dados do formulário, os dados dos grupos e o invite code.

Após ter os dados, a primeira ação é tentar adicionar o usuário ao grupo através do método /add-participant-group. Com um wait de 5 segundos, eu checo se o usuário está no grupo indicado no começo do flow.

Com um if, adiciono duas opções, uma se o usuário já está no grupo, outra se o usuário não foi adicionado.

Se o usuário foi corretamente adicionado, envio uma mensagem de boas vindas no particular, agradecendo e dizendo que a promoção já será aberta. Mas caso o usuário tenha a opção de não deixar adicionar em grupos, envio uma mensagem diferente, com o link do grupo, pedindo para participar.

Igor Fediczko

Igor Fediczko

Meu nome é Igor Fediczko, mas muitos me chamando de igordisco. 37 anos, apaixonado por política desde sempre. Apaixonado por ? cachorros e por ?‍? tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *