Usar ou não usar logo em cards políticos?

De tempos em tempos uma questão sempre é colocada em debate em grupos de discussão de comunicadores: usar ou não usar o logo? Aumentar ou diminuir o logo?

Depois de fazer centenas e centenas de cards, gastar horas com photoshop, com testes A/B no Facebook, cheguei a conclusão que quanto maior é a quantidade de itens, menor é o potencial de viralizar – apesar de ter plena consciência que o principal fator para viralizar é o conteúdo, e não o visual em si.

Mas tenho sempre tentado usar cada vez menos logotipo. Veja esse teste que eu fiz:

A inteligência dos sistemas de buscas

Qualquer sistema de busca de qualquer plataforma (seja twitter, facebook, instagram, qualquer uma…) é inteligente o suficiente para encontrar um perfil assim que você digita.

Esses sistemas de buscas são baseados em diversos critérios, como georreferenciamento, ligações de contatos próximos, histórico e muitas outras características. Por isso, não é o seu logo ou a sua @ que vai fazer você ser mais ou menos encontrado no sistema de busca.

A prova disso é que eu vou procurar pelo Jean Willys, uma personalidade que não sei exatamente como escreve, não sigo e nunca fui atrás para ver suas postagens. Veja só:

Veja só, eu escrevi o nome dele ERRADO; não sigo ele; nunca entrei no perfil dele, e mesmo assim a busca retornou como primeiro resultado.

As pessoas não vão escrever “jeanwyllys_real” (muito menos @jeanwyllys_real, pois alguns colocam até arroba…). As pessoas escrevem normal. Como eu escrevi… Com espaço, com até possíveis erros.

Por isso, acho melhor colocar como a pessoa vai escrever, e não arroba ou um logo estilizado.

Qual o logo da Juliette? Qual o logo da Anitta?

O logo é a própria pessoa.

Igor Fediczko

Igor Fediczko

Meu nome é Igor Fediczko, mas muitos me chamando de igordisco. 37 anos, apaixonado por política desde sempre. Apaixonado por ? cachorros e por ?‍? tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *